Notícias


7 de agosto de 2023

Norte da Amazônia Airports (NOA) assume Aeroporto Internacional de Macapá

Após a aprovação do Planos de Transição Operacional (PTO), seguida de 15 dias de operação assistida, a Norte da Amazônia Airports (NOA) assumiu, em 4 de agosto de 2023, o Aeroporto Internacional de Macapá – Alberto Alcolumbre. Pelos próximos 30 anos, a concessionária será responsável pelo gerenciamento diário do empreendimento e pela implementação de melhorias operacionais, com investimento de cerca de R$ 875 milhões no aeroporto da capital do Amapá e no Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans, que terá seu processo de transferência de gestão concluído no próximo mês.

“Com o processo de transferência concluído com sucesso pela nossa equipe, passamos a ser integralmente responsáveis pela operação do Aeroporto Internacional de Macapá. É uma data muito importante para a NOA, que possui enorme experiência no setor vinda da junção entre a Socicam e a DIX Empreendimentos”, explica Marco Migliorini, diretor da NOA.

A cidade de Macapá, conhecida por ser a única capital brasileira a ser cortada pela Linha do Equador, faz parte da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMS), que possibilita uma série de oportunidades de negócios para o estado do Amapá, com foco nas relações com a América Central, a América do Norte e a Europa. “A área de livre comércio é extremamente importante para a região, e o Aeroporto Internacional de Macapá tem papel fundamental e estratégico para o desenvolvimento das atividades comerciais, industriais e de turismo, facilitando o transporte de passageiros e cargas, integrando as regiões e colaborando para o desenvolvimento da região”, pontua Migliorini.

A NOA é uma empresa decorrente do Consórcio Novo Norte, composto pelas empresas Socicam e DIX Empreendimentos, que arrematou o Bloco Norte II na sétima rodada de concessões de aeroportos promovida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em agosto de 2022, com a oferta de outorga de R$ 125 milhões.

“Belém e Macapá possuem um potencial enorme de crescimento, especialmente quando falamos do transporte de carga. Ao todo, mais de 3 milhões de pessoas passam pelos dois aeroportos anualmente, e estamos ansiosos para receber muito mais”, encerra Migliorini.

Leia também