Movimentação estimada considera 308 voos regulares previstos entre os dias 18 e 21 de abril nos Aeroportos Internacionais de Belém (PA) e Macapá (AP)
Sob a gestão da Norte da Amazônia Airports (NOA), os Aeroportos Internacionais de Belém (PA) e Macapá (AP) se preparam para receberem fluxo elevado de passageiros durante o feriado prolongado da Semana Santa. Entre os dias 18 e 21 de abril, cerca de 51,6 mil viajantes devem embarcar e desembarcar nos dois terminais, que somam 308 voos regulares programados para o período. A projeção representa crescimento de quase 25% em relação ao mesmo feriado de 2024, quando 41,3 mil passageiros circularam pelos dois aeroportos.
Na capital paraense, o movimento previsto é de 47 mil passageiros em 272 voos regulares. A estimativa é 31% superior à registrada no ano passado, quando 35,8 mil viajantes passaram pelo Aeroporto Internacional Júlio Cezar Ribeiro (Val-de-Cans) entre os dias 28 e 31 de março.
Já no Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, a expectativa é de que 4,7 mil passageiros sejam atendidos durante o feriado religioso. Ao todo, estão previstos 36 voos das companhias aéreas Azul, Gol e Latam para destinos como Belém (PA), Brasília (DF) e São Paulo (Aeroporto Internacional de Guarulhos).
De acordo com Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA, os números projetados refletem o avanço constante da aviação na região Norte e o compromisso da concessionária com a melhoria da prestação dos serviços dos seus aeroportos. “Estamos trabalhando para oferecer uma experiência cada vez mais eficiente, segura e acolhedora aos nossos passageiros. Os investimentos que estamos realizando tanto em Belém como em Macapá vão elevar a qualidade do atendimento, promover infraestrutura operacional mais segura e, assim, aprimorar a jornada dos viajantes, fortalecendo a integração da Amazônia com o restante do país e com o exterior”, afirma.
Modernização para um novo patamar de atendimento
Em Belém, a NOA está executando um amplo projeto de requalificação do terminal, que está recebendo investimentos da ordem de R$ 450 milhões. As intervenções abrangem desde a ampliação das áreas de embarque e modernização do terminal de passageiros até melhorias em eficiência energética e infraestrutura operacional.
Entre os destaques do projeto, estão áreas de embarque quase triplicadas, a ampliação das áreas comerciais em 45%, chegada de novas lojas e serviços, além da construção de dois mezaninos sobre o saguão, otimizando o fluxo e incrementando o conforto dos passageiros. Também estão previstas novas salas VIP, modernização de sanitários, abastecimento 100% por fontes renováveis e a implantação de sistemas mais modernos de climatização e iluminação.
No Aeroporto Internacional de Macapá, melhorias contínuas também estão sendo realizadas, com foco no conforto dos clientes e na segurança das operações. A modernização contempla a readequação da infraestrutura, nova ambientação, com sinalização mais intuitiva e acolhedora, melhorias nos sistemas de climatização, além de renovação do mobiliário, que contempla novas longarinas, itens para a praça de alimentação e, ainda, novidades no mix comercial.
Segundo Artur Thiago Costa, diretor financeiro da NOA, a proposta é tornar a experiência dos clientes ainda mais completa nos dois empreendimentos. “Expandir a oferta comercial nos aeroportos significa agregar valor à jornada dos passageiros, com mais opções de consumo, conforto e praticidade. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente moderno, funcional e repleto de conveniências para quem embarca ou desembarca nos terminais da NOA. Além disso, esse movimento reforça nossa conexão com grandes marcas e estimula novas oportunidades de negócios dentro dos empreendimentos”, destaca.