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27 de maio de 2024

Aeroporto Internacional de Belém tem forte melhoria dos Indicadores de Qualidade de Serviço apontada pelos passageiros

Pesquisa monitorada pela ANAC aponta aumento da satisfação dos passageiros em 15 indicadores, entre eles conforto térmico, limpeza e tempo de espera na fila para inspeção de segurança.

 

Os frequentadores do Aeroporto Internacional de Belém já percebem melhorias em suas experiências de viagem. Desde que assumiu a gestão do empreendimento, em setembro do ano passado, a Norte da Amazônia Airports (NOA) vem identificando as principais necessidades e realizando investimentos para elevar a qualidade dos serviços, e os resultados já são visíveis.

De novembro a abril, todos os 15 Indicadores de Qualidade de Serviços (IQS) monitorados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) tiveram melhorias nas avaliações feitas pelos passageiros, com notas que superam os padrões fixados pela agência. O resultado foi apurado por pesquisas de satisfação realizadas mensalmente no terminal.

Nos últimos seis meses, o conforto térmico, que era frequentemente apontado como insuficiente, apresentou a alta mais significativa do relatório, com evolução de 27%, segundo a percepção dos usuários. Para isso, a NOA ampliou a quantidade de equipamentos de ar-condicionado e vem substituindo modelos antigos por outros mais modernos e eficientes mesmo antes da requalificação do aeroporto, quando o sistema de climatização será completamente renovado.

Outro ponto de destaque é a redução do tempo de espera na fila para a inspeção de segurança, que teve melhora de 11% no índice de satisfação graças à implantação de novos equipamentos de raio-x de bagagem de mão e pórtico detector de metais, permitindo mais fluidez ao processo de entrada na área de embarque.

A percepção de limpeza geral do aeroporto e dos sanitários também registrou melhorias no mesmo período, com aumentos de 7% e 10%, respectivamente. Além disso, itens como a disponibilidade de Wi-Fi, o conforto nas áreas de embarque e a redução do tempo de espera nas filas do check-in também avançaram nos últimos seis meses.

A nota para a facilidade de orientação dentro do terminal de passageiros melhorou em 7% com a reestruturação da sinalização existente, que envolveu ampliação do número de placas e substituição das designações, como as dos portões de embarque, que passaram de letras para números.

De acordo com Marco Migliorini, diretor-presidente da Norte da Amazônia Airports (NOA), elevar a qualidade da experiência dos passageiros é um dos principais compromissos da concessionária. “Como importante equipamento de conexão com o Norte do país, o Aeroporto de Belém vem recebendo investimentos desde que a NOA assumiu sua gestão. A partir do segundo semestre de 2024, iniciaremos os investimentos da fase 1B do contrato de concessão, que incluem a modernização do terminal, cujo pré-projeto está sob avaliação da ANAC”, afirma.

O monitoramento das pesquisas tem como base a Portaria da ANAC nº 10.164/SRA, de 29 de dezembro de 2022, e os Indicadores de Qualidade de Serviços podem ser acompanhados diretamente na seção “Estudos e Estatísticas” no site do Aeroporto de Belém: www.aeroportodebelem.com.br

Confira abaixo o avanço de alguns indicadores durante o último semestre:

 

Sobre a Norte da Amazônia Airports (NOA)

A Norte da Amazônia Airports (NOA), uma empresa marcada pelo DNA de liderança e eficiência da Socicam e da Dix Empreendimentos, é responsável pela operação dos aeroportos internacionais de Belém-PA e de Macapá-AP.

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