Iniciativa do programa E+ Reciclagem promove o descarte correto de resíduos e estimula práticas sustentáveis, oferecendo benefícios como descontos na conta de energia e outras vantagens aos participantes
Foto: Patrícia Lanini. Divulgação NOA
Às vésperas da COP30, maior evento de mudanças climáticas do planeta, o Aeroporto Internacional de Belém avança em ações de sustentabilidade. Graças a uma parceria da Norte da Amazônia Airports (NOA), o empreendimento recebeu três pontos de coleta do programa E+ Reciclagem, que integra o Programa de Eficiência Energética da Equatorial Pará, concessionária do sistema de energia do estado.
Descarte consciente gera benefícios para os participantes
Nos ecopontos, passageiros e moradores da cidade podem realizar o descarte correto e a reciclagem de materiais, que geram cashback. No terminal de passageiros, próximo ao portão de entrada E (próximo ao desembarque internacional), é possível utilizar o espaço com atendimento presencial para o descarte de itens como papel, papelão, óleo de cozinha usado e lâmpadas.
Também está disponível o autoatendimento na Retorna Machine, equipamento que recebe materiais como garrafas e recipientes em troca de tricoins, créditos virtuais que podem ser convertidos em descontos na conta de energia, vouchers de transporte por aplicativo, recargas de celular ou cashback via Pix. Para utilizar o serviço, é necessário realizar o cadastro prévio no aplicativo E+ Reciclagem.
A partir de 17 de novembro de 2025, entra em operação uma nova estrutura próxima à empresa Dnata, na via de acesso aos hangares do aeroporto. Voltada especialmente aos moradores das proximidades, a instalação receberá diferentes tipos de materiais recicláveis em maior volume, graças à capacidade ampliada de armazenamento.
Sustentabilidade em foco
De acordo com Ana Beatriz Ramos, coordenadora de Meio Ambiente da NOA, a iniciativa firmada entre a concessionária e a Equatorial busca aproximar o tema da sustentabilidade do cotidiano de quem utiliza o aeroporto. “A inauguração deste projeto tem grande relevância social, especialmente diante da proximidade da COP30. Essa parceria nos permite trazer a pauta da ecologia para dentro do ambiente aeroportuário, promovendo a reflexão e o engajamento de todos que circulam diariamente pelo terminal. Ao incentivar o descarte correto de resíduos em troca de benefícios, fortalecemos a participação da comunidade aeroportuária e dos passageiros e consolidamos uma cultura de sustentabilidade”, avalia.
De acordo com Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA, a novidade integra as iniciativas sustentáveis do novo Aeroporto Internacional de Belém. “A modernização do terminal reforça o compromisso da NOA com práticas responsáveis de gestão ambiental e com a transição para uma infraestrutura aeroportuária mais eficiente e sustentável. Investimos na adoção de luminárias LED de alto desempenho em todas as áreas do aeroporto e na instalação de brises, que contribuem para o conforto térmico e a redução do consumo energético. Além disso, 100% das nossas operações são abastecidas por fontes renováveis, resultado da migração para o Mercado Livre de Energia (ACL). Nosso objetivo é consolidar o aeroporto como um ativo estratégico para o desenvolvimento sustentável da região e um espaço de referência nas discussões sobre mudanças climáticas”.
Foto: Patrícia Lanini/Divulgação NOA